28.1.09

Dia do Quadrinho Nacional Comemorado com Palestras e Lançamentos



Comemorando o Dia do Quadrinho Nacional nesta próxima sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009, às 19h, na Livraria Cultura, haverá duas palestras sobre a História de Pernambuco em Quadrinhos ministrada pelo sociólogo Amaro Braga acerca das produções da arte seqüencial que se dedicaram a retratar história do Estado e uma segunda palestra sobre a História dos Quadrinhos Pernambucanos, proferida pelo historiador Henrique Virgínio, que defende monografia sobre o tema, orientada pelo sociólogo, tecendo o panorama da produção de HQs em Pernambuco nas duas últimas décadas. O evento se encerra com os re-lançamentos dos álbuns em quadrinhos “Heróis da Restauração Pernambucana” [2008] e os 4 volumes de “Passos Perdidos, História Desenhada”[2007]. O primeiro feito a partir das biografias dos personagens envolvidos na expulsão dos holandeses em 1654, escritas pelo notório historiador José Antônio Gonsalves de Mello e o segundo lançado no fim de 2007 sobre a Presença Judaica em Pernambuco, baseado na tese de doutorado de Tânia Kaufman, e ganhador do HQMix 2007 de Melhor Contribuição. Ambos os trabalhos contam com o Roteiro e Direção de Arte de Amaro Braga e com os desenhos de Danielle Jaimes e Roberta Cirne, que também participam da discussão.

O Dia do Quadrinho Nacional, festejado em 30 de janeiro, marca o início da produção de HQ´s no Brasil. Nesta mesma data em 1869, foi publicada nas páginas do jornal carioca “O Cabrião”, as “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte,” personagem criado por Angelo Agostini, um ítalo-brasileiro que produzia muitas caricaturas e desenhos na época do Império, mas que colocou o Brasil na história Universal com um dos pioneiros na produção desta Arte, principalmente por inaugurar o estilo realista na produção de Hq´s enquanto até hoje há um certo predomínio do desenho caricaturesco.

“Pernambuco sempre teve um certo destaque na produção de HQ´s, seja com a produção de diversos expoentes do segmento como Péricles Maranhão, do Amigo da Onça, com as publicações de terror na década de 80, até com os grandes eventos internacionais como o FIHQ-PE do Laílson. Não poderíamos deixar de comemorar data tão importante” finaliza o sociólogo.

“Dia do Quadrinho Nacional em PE”

Palestrantes: Amaro Braga, Danielle Jaimes, Henrique Virgínio e Roberta Cirne
Lançamentos: “Heróis da Restauração Pernambucana” [R$ 15,00] e “Passos Perdidos, História Desenhada” [4 volumes, R$ 25,00, cada]

Quando: 30/01/2009 – 19h – Livraria Cultura – Shopping Paço Alfândega
Bairro do Recife Antigo - Recife

Contato para mais informações:
Prof. Amaro Braga – 92420623

Inauguração da sala da Associação dos Quadrinhistas de Londrina marcará o Dia do Quadrinho Nacional em Londrina

30 de janeiro – Dia do Quadrinho Nacional




Há 140 anos, em 30 de janeiro de 1869 o ítalo-brasileiro Angelo Agostini, um dos precursores das Histórias em Quadrinhos, começou a publicar na Vida Fluminense a HQ "As Aventuras de Nhô Quim" ou "Impressões de uma Viagem à Corte" com um personagem fixo. Por esse motivo esse dia (30 de janeiro) foi escolhido para ser o Dia do Quadrinho Nacional.

Para comemorar a data, no dia 30, a partir das 19h, a Associação dos Quadrinhistas de Londrina, a Revistaria Odisséia, o coletivo Syndicate Ink (formado por Eloyr Pacheco, Carlos Nascimento e Lucas Tanaka), com o apoio do site Bigorna (www.bigorna.net), inaugurarão a sala da AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina. A sala, que em parte também será um estúdio de produção de HQs, ficará localizada na Revistaria Odisséia, espaço cedido por Carlos Martins, proprietário da loja e grande incentivador do projeto.

Na noite do dia 30, Pacheco (A Mosca no Copo de Vidro, Tempestade Cerebral #3), Nascimento (Fanzineria #1) e Tanaka (Deu Nisso?! #3) estarão no local para conversar com os presentes e autografar suas publicações.

Um mural com páginas de HQs, ilustrações e pinturas de Carlos Nascimento e Lucas Tanaka estará em exposição no local e permanecerá aberto para visitação até o dia 10 de fevereiro.

Sobre os profissionais que participarão dos eventos:


Eloyr Pacheco
Trabalhou nas editoras Metal Pesado e Brainstore onde publicou títulos como Sandman, Preacher, Monstro do Pântano, Hellblazer, Hellraiser, Spirit, Jornada nas Estrelas, Vampirella, Quebra-Queixo (Marcelo Campos), A Estranha Turma do Zé do Caixão (Montandon e Dias), e Senninha (Instituto Ayrton Senna). Em 2005 criou o site Bigorna (www.bigorna.net), ganhador do Troféu Jayme Cortez - 2006. HQs de sua autoria foram publicadas, entre outras, nas publicações Metal Pesado, Prismarte, Bigorna Quadrinhos #0, A Mosca no Copo de Vidro (ganhadora do HQ Mix de 2006 como Melhor Prozine), Projeto Continuum e Subterrâneo. Seu personagem Escorpião de Prata faz parte do mix da Tempestade Cerebral. Ganhou o Troféu Jayme Cortez em 2008. Atualmente, entre outras atividades, é um dos coordenadores da Associação de Quadrinhistas de Londrina e do curso de produção de Histórias em Quadrinhos no SESC Londrina e membro do Conselho Municipal de Cultura de Londrina.


Carlos Nascimento

Designer, professor de artes da APS-Down-Londrina, desenhista free-lancer e fanzineiro nas horas vagas, faz divulgação da arte pela paz e pelo auto-conhecimento. Participou da criação de projetos sócio-culturais como o "Ciclo Brasil" e fundou a "Traço a Traço" - Escola de desenho e quadrinhos (hoje inativa). Entre 1997 e 1999 ilustrou materiais didáticos para o colégio Maxi e para a editora FTD. Há anos estuda os aspectos terapêuticos da arte e trabalha voluntariamente como arte-terapeuta em instituições filantrópicas da cidade. É criador do personagem Apanhador de Estrelas e publica o zine Fanzineria.

Lucas Tanaka
Formado em Desenho Industrial – habilitação Programação Visual pela UNOPAR. Ilustrou materiais didáticos para o colégio Maxi entre 2005 e 2008. Coordenou uma turma de 7ª Série do Colégio Londrinense na produção de um curta-metragem com técnicas de Stop-Motion, exibido na feira FECCILON 2007. Seu primeiro trabalho com Quadrinhos ocorreu em 2005, durante o segundo ano da faculdade, período este em que participou da criação de um Núcleo de Estudos das Histórias em Quadrinhos, hoje denominado CASU (Centro de Artes Seqüenciais Unopar), pelo qual participou do lançamento de dois fanzines. Foi um dos idealizadores do evento 24 Horas de Quadrinhos/24 Hour Comics Day, realizado na cidade de Londrina em outubro do ano passado. Atualmente atua como ilustrador, escultor, e designer free-lancer. Seu mais recente trabalho, a HQ resultante do 24 Horas de Quadrinhos, foi publicada no zine Deu Nisso?! #3.


Dia do Quadrinho Nacional

Dia 30, sexta-feira, a partir das 19hs

Revistaria Odisséia (Av. Senador Souza Naves, 307 – Centro - Fundos)

Fone (43) 3027-4250


Mais informações para imprensa pelo e-mail eloyr.pacheco@bigorna.net ou pelo telefone (43) 3338-2453 ou 9104-0753.

21.1.09

E.T. O Extraterrestre – Uma Análise Diferente - Val Oliveira



Dirigido por Steven Spielberg, em 1982, “E.T.” foi um sucesso de crítica e público, se tornando uma das maiores bilheterias da história. Mas em meio à singela estória do alienígena que se perde no nosso mundo e faz amizade com um garoto, há uma rica variedade de citações e expressividade.


O filme demonstra a comunicação sem palavras, em determinadas passagens, por meios alternativos de linguagem, que incluem sinais. Olhares, e principalmente manifestações de carinho e atenção, entre E.T. e o garoto Elliott, que é solitário no coração de sua família, entre seus irmãos, e encontra a afeição no feioso amigo.


Há um clima de Peter Pan, e Pequeno Príncipe, em relação à infância, que é a melhor época da vida, e que não se deve crescer e perder a inocência, que nos torna puros, e nos mantém em comunhão com a natureza e as coisas mágicas que os adultos não vêem, ou não querem ver, e que as amizades devem ser cultivadas sem se importar com a aparência. E deve ser verdadeira.

Outra citação, que é implícita, é ao filme “O Mágico de Oz”. Mesmo com uma forte ligação, os dois sentem que “não há lugar com o lar”. Isso fica forte na cena final, em que os dois se despedem.


Spielberg consegue mostrar toda a perspectiva infantil, sempre filmando no nível dos olhos das crianças, abusando de closes e zoons, nos carregando para o interior dos sentimentos que são expressados através dos olhares (alegria, surpresa, tristesa, dor...).


A criatura, quando deixada a sós por alguns instantes, se traveste, colocando uma peruca e roupas femininas (é importante lembrar que ele não tem o sexo definido n o filme), e bebe cerveja, ficando embriagado. Tudo isso remete a uma criança descobrindo e experimentando o mundo ao seu redor, sem uma orientação de alguém mais velho.


Spielberg faz certa alusão às imagens católicas. E.T. cura as feridas e reaviva as plantas de seus companheiros, ressuscita após morrer nas mãos de seus captores, voa com seus amigos fugindo do perigo (Cristo caminhou sobre as águas e salvou a embarcação de sues seguidores de uma tormenta), seu coração brilha através do peito, numa espantosa semelhança com imagens de Jesus (“vinde a mim as criancinhas”) e da Virgem Maria. Dessa forma, pode-se dizer que ele abre seu coração, mostrando que emite ternura e amor, apesar de sua aparência.


Os adultos são mostrados como pessoas tristes, mesquinhas , cegas para os sentimentos que maravilham e emocionam as almas livres da maldade.

O filme exige que o expectador se livre da reflexão e o abrace sem restrições, cm o lado emotivo, que é aquele que o leva de volta à infância, que é o estágio onde se sonha em voar, ir ao espaço, cria-se amigos imaginários, sonha-se em ser o (super) herói da turma, e beijar a menina mais bonita da rua (ou da escola). No final, ao se descobrir emocionado, talvez com lágrimas, pode-se ver que no fundo, somos apenas crianças crescidas.

19.1.09

Morcegão - Jorginho da Hora


Mais uma grata colaboração do Jorginho da Hora. Acompanhe suas tiras no blog: http://bostamcity.blogspot.com/

16.1.09

Aerobu - Hector Salas e Valmar Oliveira


o Aerobu foi uma tentativa minha e de Hector, de fazer uma tira de humor com sarcasmo, um pouco reflexiva e sem piadas facéis. O resultado ficou razoável e foram produzidas apenas poucas tiras.

Val Oliveira


PHD #2 - André Betonnasi

12.1.09

KARAKU COM OVO! - Hector Salas



Ouvi um comentário de muuuiiito de mau gosto sobre o assunto cerveja e juros. Tenho até vergonha de reproduzi-lo.....Era mais ou menos assim:

Uma famosa cervejaria iria lançar uma nova marca. A cerveja NABUNDA. Segundo suas pesquisas seria um sucesso de vendas, pois mesmo que mexa ou não mexa seu traseiro gordo, seja empregado ou micro empresário, funcionário público, desempregado, ou mesmo aposentado, votando em um ou outro, o brasileiro sempre acaba tomando NABUNDA.

Afinal, tomar NABUNDA faz parte de nossa cultura. Já pensou o sucesso nas festinhas? Você levando NABUNDA pra todo mundo se divertir? Ou então na lojinha de conveniências, com o caixa te perguntando: - O Senhor vai levar NABUNDA ou tomar NABUNDA aqui mesmo?

Poderia ter um slogan bacana tipo: NABUNDA a cerveja que entra quadrada...e com juros!!! Hummm Será que algum pagodeiro aceitava ser garoto propaganda e tomar NABUNDA? Talvez aquele loirinho (hummm...) que tava no xilindró... Qual é mesmo o nome dele? (Ah, é Belo.. Belo? Se ele é belo, exijo ser chamado de “Lindo”, daqui por diante.).... Bom, deixa eu ir ali tomar minha cerveja.. Mas é uma Bhoemia, mesmo, que não sou chegado nestas coisas mudernas.....





Dúvida... Será que Tostines vende mais porque é fresquinho ou Tostines é fresquinho porque é gay mesmo?

10.1.09

UGA BUGA

Uga Buga é uma hq do Carlos Fontainha, e é uma sarcástica (e com verdades até) visão da cultura (?) dos chamados "Braus". Publicada no extinto fanzine Zona Urbana, editada pelo Marcelo Dimak. Impossivel não rir!! Perdoem o péssimo scan!

6.1.09

Ken Parker Blog convida desenhistas para contribuir com o site

"Todo luxo é constituído por lixos"

"Todo luxo é constituído por lixos"(Augusto de Campos)

No Brasil, menos de 10% da população tem acesso a 50% da riqueza nacional. Para a grande maioria da população brasileira, pobre, ficam os "restos" desse tesouro.

Info: Marcelo Lima
Roteiro e Arte: Val Oliveira

5.1.09

PHD (Por Hora Desempregado)

As tiras do PHD é uma idéia que há algum tempo eu queria fazer para satirizar o universo acadêmico com suas teses, mestres e doutores. Os perfis dos personagens são inspirados em um mix de pessoas que eu conheci ao longo dos anos como professor e aluno de pós-graduação em Comunicação e Cultura. Cada personagem é um coquetel de figuras que vejo por aí nas faculdades e nos congressos - com os seus trejeitos e teorias sobre a vida. Já no traço procurei alguma inspiração nas tiras de Angeli e de Fernando Gonsales. Posso dizer que o PHD especificamente é um Dilbert de Scott Adams com alguma plasticidade das tiras de Níquel Náusea.

André Betonnasi.

1.1.09

Felis 2009 - Comunicádo Ofissial de Brazília

por:João Taboada


Todos da Pig Arts (como se fôssemos muito no momento... hehehe... mas vamos crescer!!!), desejamos a nossos leitores e colaboradores um feliz 2009!!!!